Espaguete ao alho e óleo

Espaguete ao alho e óleo

O legal dessa receita é que, além da simplicidade, dá para fazer com qualquer massa. Só é preciso ter alguns cuidados com a quantidade e a qualidade do óleo. Aprenda a fazer facilmente o clássico espaguete ao alho e óleo!

No caso do penne, por exemplo, se for um óleo de má qualidade, o óleo pode entrar pelo furinho e ficar meio estranho de comer. Nesse caso, é preferível sempre usar azeite de oliva, o que nós recomendamos em geral. Se não tiver, óleo de milho é um óleo leve que fica muito bem também. Atenção, também não se deve exagerar no óleo para não “ensopar” a massa.

Vamos fazer Espaguete ao alho e óleo?

Ingredientes 

500 g de massa

2 colheres (sopa) de sal

5 dentes de alho grandes

1 xícara (chá) de azeite

1 pimenta dedo-de-moça inteira (opcional)

O que fazer

1ª passo: Numa panela grande, colocar 5 litros de água e o sal. Levar ao fogo alto.

2ª passo: Descascar os dentes de alho e cortar em lascas ou em fatias finas. Levar uma frigideira antiaderente ao fogo médio, acrescentar o azeite e esperar aquecer.

3ª passo: Quando estiver quente, colocar a pimenta inteira e as lascas de alho. Assim que começar a dourar, retirar as lascas de alho com uma escumadeira para não queimar.

4ª passo: Transferir o alho para um prato forrado com papel-toalha.

5ª passo: Desligar o fogo e reservar o azeite para depois.

6ª passo: Cozinhar o macarrão conforme as instruções da embalagem.

7ª passo: Depois de cozido, escorrer o macarrão e transferir novamente para a panela.

8ª passo: Levar ao fogo alto para aquecer e adicionar o azeite reservado. Misturar bem. Se for preciso, regar com um pouco mais de azeite

9ª passo: Desligar o fogo, juntar a metade das lascas de alho e misturar. Transferir o macarrão para uma travessa e salpicar com o restante do alho. Servir imediatamente com queijo parmesão ralado.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *