Geleia de Mocotó com Vinho do Porto

Hoje eu trago aqui uma receita de geleia que é um verdadeiro achado. Tenho certeza que vocês vão adorar essa geleia de mocotó caseira, com um sabor surpreendente, um verdadeiro gostinho de infância. Quer aprender a fazer? Pegue a caneta e anote a receita aí!

Quando eu era pequeno, minha avó sempre fazia essa geleia, que é um doce tradicional do sertão do sul da Bahia, que acabou se espalhando pelo Brasil. No entanto, não é todo mundo que sabe fazer esse doce, e por isso estou trazendo essa receita aqui.

Ingredientes

1 pé de boi

1 xícara de mel, melado ou rapadura ralada

50 g de erva-doce

10 g de cravo da Índia

20 g de canela em casca

1/2 copo de vinho do Porto (opcional)

O que fazer

1ª passo: Cozinhar o mocotó em água filtrada suficiente para cobrir completamente todos os pedaços, por cerca de duas horas.

2ª passo: Passar no coador de macarrão ou na peneira (para o líquido ficar completamente límpido, forrar a peneira com uma fralda de pano limpa).

3ª passo: Colocar o caldo na geladeira e, no dia seguinte, raspar bem para tirar toda a camada de gordura que se forma na superfície.

4ª passo: Colocar novamente o caldo no fogo baixo para liquefazer. Se tiver ainda algumas gotas de óleo, retirar com pedaços de papel.

5ª passo: A parte, fazer um chá bem forte com a erva-doce, o cravo e a canela. (Socar bem os ingredientes do chá em um pano antes de prepará-lo). Colocar tudo para ferver e coar o chá no pano. Adicionar esse chá ao caldo do mocotó.

6ª passo: Adoçar mais caso achar necessário. Apurar o caldo para ele engrossar um pouco mais – cerca de 30 minutos a mais no fogo geralmente é o suficiente.

7ª passo: Retirar do fogo e acrescentar o vinho do Porto (é opcional para quem tem crianças em casa).

8ª passo: Colocar a geleia em potinhos individuais ou numa travessa grande. Guardar na geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.

Veja também: Geleia Caseira de Maçã


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *